CINEMA : APROCIMA VISITA LUBANGO
MEMBROS DA DIRECÇÃO DA APROCIMA EM VISITA DE TRABALHO NO LUBANGO.
Uma comitiva da Associação Angolana de Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA) está, desde domingo, em visita de trabalho na cidade do Lubango, província da Huíla, para constatar as condições técnicas nas duas salas de cinema do shopping Millennium.
A exibição permanente de filmes é uma das acções que levou, ao Lubango, o secretário-geral da APROCIMA, Francisco Keth, acompanhado pelo secretário para Marketing e Relações Internacionais, Ngouabi Silva, e pelo produtor independente, Leonel Pereira.
A visita de trabalho ao Lubango termina quarta-feira, e visa a assinatura de um protocolo de trabalho entre a APROCIMA, e as produtoras Óscar Gil-Produções a Criações Imediatas, para a exploração das salas de cinema do Shopping Millennium.
Ngouabi Silva, da Criações Imediatas, informou que foi necessário se deslocar ao Lubango para ver as condições técnicas de projecção, assentos, telas e meios de publicidade nas salas de cinema, bem como obter apoios e parcerias junto dos órgãos de comunicação social, públicos e privados para “publicitarem e oferecerem ingressos, através de concursos sobre cinema angolano, para os ouvintes, antes das sessões de cinema, nos diversos programas de entretenimento radiofónico”.
O primeiro contacto que a comitiva de Luanda teve realizou-se domingo, com o grupo Molãs do Tchioco, em que os integrantes criticaram o facto de os filmes angolanos, na sua maioria, serem protagonizados apenas por actores e técnicos de Luanda.
Em resposta, o sectretário-geral da APROCIMA prometeu inverter a situação com a inserção de cursos intensivos para capacitação dos actores das diversas províncias, bem como formar técnicos em várias áreas.
Segunda-feira, os membros da direcção da APROCIMA realizaram visitas à Direcção Provincial da Cultura e Juventude e Desportos da Huíla, e aos órgãos de comunicação social público e privado.
Satisfeito com a recepção e apoio do director da Cultura, Osvaldo Nunda, o secretário-geral da APROCIMA, Francisco Keth, referiu que estão criadas as condições básicas para “trabalharmos afincadamente, aqui na Huíla”, e disse ter agendado, este ano, cursos intensivos para áreas de câmara, edição, guião, direcção de actor, realização e produção cinematográfica.
Por sua vez, o realizador Ngouabi Silva e o produtor Leonel Pereira, prometeram produzir curtas-metragens na província da Huíla, envolvendo actores e técnicos locais para alavancar um movimento de cinema com o suporte dos próprios habitantes.
Terça-feiraa direcção da APROCIMA vai conferir posse, às 12 horas, aos membros do Núcleo Provincial da Huíla, em cerimónia a ser testemunhada pelo director provincial da Cultura e Juventude e Desportos da Huíla, Osvaldo Nunda, sob presidência do realizador Óscar Gil, do conselho de direcção da APROCIMA.
Vão tomar posse pelo Núcleo Provincial da APROCIMA na Huíla Delfino Ndalila (coordenador), Maria Alice (secretária para Área Documental e Arquivo), Creúma Zenaida (secretária para Administração e Finanças), Rosário Domingos (secretário para Comunicação e Protocolo), Arcanjo Moçambique (secretário para Formação e Superação).
A APROCIMA foi criada a 16 de Agosto de 2014, e, entre outro objectivos, visa o desenvolvimento e a promoção da arte cinematográfica, teledramaturgia e audiovisual angolana, bem como a defesa dos direitos e interesses dos seus associados, promover a formação profissional dos seus associados e da sociedade em geral voltada ao cinema e audiovisual, prestar assessoria institucional às produções nacionais e estrangeiras, realizadas, principalmente, em território nacional, defender a divulgação dos hábitos e costumes nacionais, regionais e locais nas produções cinematográficas e audiovisuais angolanas realizadas em território nacional.
A associação é parceira do Estado para o estabelecimento e implementação de políticas de desenvolvimento do Cinema e Audiovisual em todas as suas vertentes, visando a paz e harmonia social, pugna pela criação da indústria e do mercado cinematográfico e audiovisual nacional e pela criação da carteira profissional dos técnicos do cinema e audiovisual nacional , bem como visa promover a participação de profissionais de cinema e audiovisual nos festivais e mostras nacionais e internacionais de cinema e a realização de festivais e mostras de cinema e audiovisual. É também missão da APROCIMA cooperar com instituições internacionais congéneres, particularmente da SADC, CPLP, União Africana, PALOP, entre outras, e com as quais Angola tenha acordos de cooperação no domínio do cinema e audiovisual.
PUBLICIDADE : "BOM PARA SI ".
COMO TRANSFORMAR AS HABILIDADES PARA O SUCESSO.
Saiba mais aqui : https://espacodoartistaa.blogspot.com/2022/10/palestra-como-transformar-as.html
DIVULGA O SEU EVENTO COM O ESPAÇO DO ARTISTA
Siga-nos:
Instagram : Espaço do Artista
Facebook : Espaço do Artista
WhatsApp : 951 704 112 / 925 288 147







Comentários
Postar um comentário