ANGOLA COM FILMES NO ARQUITETURAS FILM FESTIVAL Angola é o “País
ANGOLA CONVIDADO NO FESTIVAL .
Angola é o “País Convidado”, uma secção no ARQUITETURAS FILM FESTIVAL, que se realiza de 1 a 6 de no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Sob o tema “Bodies Out Of Space”, o festival de cinema vai já na sua 8ª edição e é organizado pela DO YOU MEAN ARCHITECTURE e o INSTITUTO, com a direcção e programação a cargo de Sofia Mourato e de Paulo Moreira.
A boa nova é que a KINOYETU tem a honra de ser parceira nessa empreitada e a felicidade de ver promovido o cinema angolano.
Com 11 filmes Angolano Presentes no Festival, de curtas a longas metragens
, entre ficções e documentários.
Dez( 10), são filmes escolhidos pela curadora convidada MARTA LANÇA, que os apresenta, dentro do contexto do tema do festival, como filmes onde em Angola “A confluência de tempos e regimes é visível na arquitetura, colonial, dos sobrados esclavagistas ao modernismo tropical, do Português suave ao neo-liberalismo, passando pelo arranha-céus asiático das novas centralidades”. Mas também onde vemos o modus operandi da resistência dos angolanos perante “conflitos bélicos de longa duração, amarguras políticas e alta oscilação económica”, rematando com uma interrogação: “A festa nunca pára, nem nos momentos de mágoa. Alegria, um modo de luta ou de alienação?”
O filme que também abre o festival: PARA LÁ DOS MEUS PASSOS (2019, doc., 72min.), sobre bailarinos da Companhia de Dança Contemporânea de Angola que “exploram os conceitos de tradição, cultura, memória, identidade, questionando a transformação e a desconstrução destes temas nas suas próprias vidas”.
O AR CONDICIONADO (2020, fic., 72min.), o único filme angolano que está numa secção competitiva, uma tocante fantasmagoria com personagens, a começar pelo extraordinário Matacedo, que deambulam por prédios da Baixa de Luanda, e é visto como “uma jornada de mistério e realidade, uma crítica sobre classes sociais e como nós vivemos em conjunto nas esperanças verticais, no coração de uma cidade que é passado-presente-futuro”. Um filme que, na ficção, consideramos ser charneira para o novo cinema angolano, e que esperemos tenha o merecimento de ganhar o prémio em que compete.
Mas o Arquiteturas Film Festival não é só os filmes do “País Convidado” Angola. São também cerca de vinte e cinco filmes, de várias geografias, em 4 secções competitivas: “Experimental”, “Documentário”, “Ficção” e “Novos Talentos”; e a “Programação Oficial”, uma secção não-competitiva. Todos na temática escolhida este ano pelo Festival.
Fonte: KINOYETU
Muitos e bons filmes para vermos – os que podem e estão por Lisboa – e toda a informação, sessões, autores, sinopses, horários, bilhetes, etc., tudo no link abaixo. Apareça.
http://arquiteturasfilmfestival.com/2021
PUBLICIDADE
Aproveite e assista agora o grande filme angolano no YouTube.
Clica Aqui e desfrute de bom filme 👇👇
https://youtu.be/52AREh6azYs
Siga-nos e saiba tudo sobre as artes
Pg FB: Espaço do Artista
Instagram: Espaço do Artista
Twitter: Espaço do Artista
WhatsApp: 918 673 759



Comentários
Postar um comentário