DANÇA - HÉLIO FERNANDES BAILARINO DE HIP HOP.
Falamos com dançarino de hip Hop, Hélio Fernandes para saber um pouco mais de seu mundo.
António Hélio Salvador Fernandes.
De nome artístico Hélios Fernandes, nasceu e cresceu na Samba.
Quais estilos de danças práticas?
Hélios Fernandes
Pratico mais de 5 estilos. Hip Hop, Popular recreativo, Afro dance, folclórico, semba, Kizomba, zumba e fit dance.
A quanto tempo danças e quanto tempo tem como profissional?
Hélio Fernandes
Danço a 16 anos no cômputo geral, mas como profissional a 8 anos.
Qual o estilo que o caracteriza mais, ou o estilo primodial?
Hélio Fernande
O estilo de dança que me caracteriza é o Hip Hop.
Como começou a dançar?!
Hélio Fernandes
A princípio eu era um rapaz muito observador, gostava de ver o meu pai a dançar da boa Kizomba e o semba, era muito animado ver, até que um dia matei o meu preconceito e medo e começei a práticar para dançar bem nas festas e na época lutava para copiar as coriografia de Hip Hop que via nos filmes, tal como "Hip Hop sem parar", "Break dance" e muito mais, até que um dia em que as pessoas começaram a ganhar confiança e passaram a me pedir para ensinar, e um dia fui convidado para dar aula nas bailarinas de um casamento e no mesmo dia que fui, me deparei com o meu primeiro coreógrafo de Hip Hop @Ivandro José da Piedade, que também foi convidado para nos dar uma coriografia. Encantado com a movimentação e modo de ensino do mesmo, pedi para criarmos um grupo denominado Dance Forever.
A família desde já apoiou?
Hélio Fernandes
Na verdade no princípio não, a minha família estava mais focada na minha formação académica porque sempre fui muito aplicado na escola e quando comecei a sair do eixo com o sabor de ser bailarino. Já não pegava constantemente nos livros, mas sempre com o meu estudo em primeiro lugar, até que um dia em 2009 tive a minha primeira aparição numa das cadeias televisivas no programa domingo mwangole e depois no zimbando, aí o quadro começou a mudar, começaram a me ver diferente e a deixarem eu fazer a minha vontade e até hoje apoiam com maior orgulho.
Em quantos grupos já participou ou ou ainda faz parte?!
Hélio Fernandes
Desde que comecei a dançar, sempre tive destaque e um papel importante nos grupos que passei apesar do primeiro grupo em que eu criei com o meu primeiro coriografo @Ivandro José, que era o líder e eu o assistente. Depois deste, todos os grupo que passei e criei sempre fui o líder ou o assistente do líder, foram mas de 3 grupos e 2 projectos. Grupos (Dance forever 2005 a 2007 Black White Dance 2007 nos finais até 2013, Fusion style 2014 a 2015, Rate Boys e por último The Moment crew e HD fit dance. Projectos: Obt compan e Mexe Dance. Neste momento sou o líder da The Moment crêw e o Ceo da HD fit dance e da Mexe Dance.
Sabemos que tem projectos desencolvidos e também em carteira. Como andam os mesmos em uma fase pandémica que vivemos?
Hélio Fernandes
Muito sinceramente estamos a viver uma fase muito dura e triste, mas lutamos para não faltar trabalhos no forno. Temos trabalhado nos projectos de modo minucioso para não perdemos o foco... Mas estão todos bem controlados graças a Deus
Como vê a actual dinâmica da dança no país?
Hélio Fernandes
No meu ponto de vista a actual dinâmica da dança no país está um tanto quanto complicada. Primeiramente por causa da situação que o mundo está a passar e por outro, sinto que de algum modo não temos a liberdade de praticar tudo que desejamos por falta de interesse por parte do Ministério da Cultura que não dá um apoio sustentável aos merecido reis da dança no nosso país, que para mim é a nossa classe que muito faz e não é reconhecido.
Já chegou de participar em concursos de dança?
Hélio Fernandes
Na verdade já participei em vários concursos de dança, participei no Bounce por 2 vezes, atendendo o fraco desempenho fique na primeira fase, também participei no Street dance Cuca 2012 com o meu primeiro grupo que criei denominado Black White Dance crew. (BWDC), quando estávamos a sair do anonimato para aderir mais conhecimento com os outros grupos.
Já venceu algum?
Hélio Fernandes
Nunca venci nenhum concurso de dança, sempre fui muito focado no grupo e não no individualismo por estes motivos nunca treinei o bastante para vencer sozinho
É verdade que tem dando aulas de dança? Zumba se pode considerar uma dança?
Hélio Fernandes
Sim, é verdade e também ei de salientar que zumba é dança, mas não é apenas um estilo de dança, é considerado como uma mistura de estilos de danças onde consta salsa, cumbia, meregue e regtoom.
Ficamos a saber que faz parte da Associação dos grupos de dança de Angola (AGRUDANÇA). Que vantagens vê na criação da mesma associação?
Hélio Fernandes
Muito sinceramente devo agradecer a quem teve a iniciativa da criação da associação que na qual eu faço parte, AGRUDANÇA, vejo e tenho sentido que tem muitas vantagens ser associado. Primeiro no que tange a organização dos grupos a serem considerados como grupo e não empresas, a criação de entretenimento com os grupos e com os bailarinos de modo particular, o aconselhamento e a disponibilidade que a associação tem doado aos grupos desde os mais antigos aos mais recentes. É de louvar a existência da associação no nosso país.
Como pensa em desenvolver nosso país através da arte que faz?
Hélio Fernandes
Ajudando no que posso, ensinando o que sei, criar mecanismo de trabalho relacionado a dança com o intuito de incutir na mente dos bailarinos o que é certo, com pouco ou muito organizar palestras, workshops, intercâmbio e muito mais.
És uma pessoa muito afável( Risos)
Para concluir. Poderia deixar uma "dica" para o pessoal ligado a esta arte "Dança"?
Hélio Fernandes
Família, dançarinos ou bailarinos, irmão de batalhas não se deixem cair pelo pouco mas sim agradeçam, porque o muito um dia chegará. Treinem e não se limitem, dão o vosso melhor que um dia sentirão o sabor da vitória.
Hélios, obrigado pela entrevista concedida, esperamos que continues com a mesma dinâmica e energia com que sempre nos acostumaste.
Yep Yep!






Comentários
Postar um comentário