DANÇA - COM WIPAX MISTANGG

 

Falamos com o  bailarino internacional de nacionalidade angolana, que esteve presente no campeonato mundial  de dança, "   PLANETPOP " que decorreu a tempos  via On - Line.

Wipax MustanGG

Eu sou Wilson Lázaro Cuteta Mateus de nome artístico Wipax MustanGG. Natural de Luanda (kilamba Kiaxi)

O porquê da denominação "Mustang" fazer parte do teu nome artístico?


Wipax MustanGG

Mustang por causa do carro. Eu amo o Ford Mustang, a presença e o roncar do motor faz a combinação do belo e o selvagem (uma característica da minha dança).  Apesar de gostar do nome Mustang, já a anos que via os carros em filmes. Só a 4 anos comecei a usar no meu nome artístico.

A quanto tempo  danças ? 

Wipax MustanGG

Esta pergunta ( Risos). Eu nem lembro bem quando comecei, mas lembro que ainda nem estava a fazer a primeira classe e já fazia dança as escondidas e me mostrava apenas em alguns amigos.   Acho que a dança me escolheu, eu já dançava coisas bonitas sem saber o que fazia, sebem que era muito tímido para mostrar.

A  quanto tempo levas a dança como profissão?

Wipax MustanGG

Comecei a levar profissionalmente 2003 á 2004, quando comecei a fazer investigações sobre a dança que  fazia. E para assim então, alargar mais os meus trabalhos com a dança.

Como criou ou como surgiu o gosto pela dança? 

Wipax MustanGG

Eu não tive tempo de saber se gosto de dança ou não, sou sei que já estava nisso porque ela mesmo me escolheu. Eu só fazia os passos, sem tempo para uma decisão.

Quem o influenciou?

Wipax MustanGG

Sofri sim uma grande influencia. Principalmente de Michael Jackson, Toni Amado, Usher, Turbo (Michael Chambert do Antigo de 80 "Break"). Olha, alguém que também influenciou não como os outros, mas influenciou foi Toni África (que Deus o tenha, seria uma grande biblioteca viva da dança). Com seu grupo, quando faziam apresentações no chuva de estrela na altura, antes do estrelas ao palco, concurso de música  acho eu.

Nota-se que é para muitos a maior figura do Popping em Angola, fruto das conquistas que tem obtido. Como vês este movimento em Angola (Popping)?

Wipax MustanGG

O movimento popping está bom, mas muito mal (Risos,  parece redundância ). Bom, porque temos na realidade muitos talentos para o popping. Muita gente com potencial. Mas muito mal, porque esse movimento ao longos dos anos tem crescido pouco por  falta do comprometimento artístico. Depender de talento é quase que nada. É apenas 1% diante dos 99% de outros trabalhos a fazer. Talento só não basta. A entrega, a responsabilidade artística, O investimento (gastar dinheiro para a tua dança), formações, investigações e militância, são aspectos muito ausentes no nosso movimento popping. E causa um declínio no nosso movimento popping. 

As formações são as bases para que a pessoas atinjam uma consciência artística aceitável. 

Vejamos que quando há um evento de popping, nunca chegamos mais 12 participantes, no caso as batalhas. E se chegam 8, são sempre os mesmo. As pessoas sonham com batalhas que pagam bem, mas nunca pagam um campeonato que cobram 5 mil kz. Dizem que os eventos devem ter mais qualidade, mas querem eventos com portas abertas (grátis). Se não houver fluxo monetário dentro das artes, vamos viver sempre  economicamente mal.  A maioria dos eventos popping ou outros estilos cresceram não com ajuda da cultura ou estado, mas sim porque houve um forte investimento dos fazedores da mesma arte. Tanto de militância como gastos monetários. 

O popping em termos de talento está bom, mas só talento sem consciência artística, não vamos longe.

Pois foi um esforço enorme eu conseguir ganhar um campeonato internacional, não dancei apenas. Fiz investimento (dinheiro) e fui militante. Se eu dependesse só de talento aonde estaria...!!!


Também partilhamos da mesma opinião!

Wipax MustanGG

Fico feliz que partilhem essa opinião, se não partilhassem eu treinaria 5 vezes mais para concordares ( Risos)

Tem em mente de quantos torneios (batalhas) já participou? 

Wipax MustanGG

hiiiiiiiiii tenho que contar nos dedos.( Risos) Não sei bem quantos, mas não são tantos. Devido a escassez  de eventos em Angola/Luanda. Ainda por cima muitos deles eu organizo e acabo não participando. Mas digo que ganhei 80% dos que participei. ( Risos)

Quais os torneios que mais te marcaram?

Wipax MustanGG

O campeonato que mais me marcou foi o Primeiro campeonato de popping que  ganhei em 2015 do Clube dos Astros (meu primeiro troféu), e claro esse último online do "PLANETPOP". Que foi um campeonato de grande vergadura. O mundo todo estava de olho nesse campeonato, e eu lá, num campeonato com os melhores do mundo, bailarinos que eu já admirava, fogoooooo ( Risos).   Estavam aí na mesma competição comigo. Apesar de não ter ganho mas chegado em 3 fases. O que me marcou foi estar entre vários melhores do mundo e no meio de 500 e tal bailarino a nível do mundo eu ter sido escolhido para representar Angola e África ( Gargalhada)  Estou grato comigo mesmo, por isso e pelas pessoas que sempre me dão garra.( Agradeço a todos)

Venceu uma das categorias no ultimo campeonato que participou, isto na África do Sul. Como foi a experiência?

Wipax MustanGG

Na África do Sul, OK OK OK... ( Gargalhadas). Foi altamente, muito satisfeito e estávamos muito convicto das nossas capacidade, eu e o meu parceiro Tassio Jay (props para esse... Risos), porque já era a segunda vez que lá estávamos.

A primeira vez foi em 2018, saímos em segundo e em 2019 vencemos. Estávamos mais seguro de nós porque, já  tínhamos provado o veneno antes.

Nos divertimos muito, fizemos muitos amigos e surgiu muitos convites. E daí tem surgido muitos seguidores a nível de África e o mundo a fora.

Recentemente participou no campeonato do mundo de popping via on-line. Sente maior responsabilidade por ser o primeiro Angolano residente em Angola a ter essa proeza?

Wipax MustanGG

De certa forma sim, porque fora a questão de ser uma competição de popping é um nível que atingi, visto que, como diz a pergunta "como residente", sou o primeiro. Isso só aumenta na responsabilidade que eu já acarreto como Bailarino. A apreciação das pessoas pelo meu trabalho aumentou, então isso exige mais de mim porque as pessoas esperam mais de mim. 

Se eu consegui chegar num campeonato onde estavam presente muitos dos melhores do mundo, qual será o próximo passo...!!! Então a preocupação torna-se patente em mim para que eu possa canalizar todos meus esforço a atingir níveis maiores que esse,  e poder servir como guia e estimulador de outros "dancers" que estão na mesma luta ou almejam traçar pelo meu caminho.

Como achas que os bailarinos deveriam ajudar as comunidades usando sua arte?

Wipax MustanGG

Uma das formas que eu acho que funciona nas comunidades, é criar projectos sociais em que a dança esteja como cabeça principal.  Principalmente em zonas onde o lazer, a educação é precária e ainda com o índice de acções ilícitas  elevadas. 

Já foi provado internacionalmente e eu próprio vivi isso, a arte pode ser um mecanismo ou ferramenta de intervenção social.

Criar cyphers (rodas de dança) workshops, ou pequenas oficinas atrairiam muitos jovens que ficam sem fazer muita coisa na comunidade.

E ainda podemos usar o carácter, carácter autodidata da cultura hip-hop. Para estimular o espírito de leitura nas comunidades.

Sabemos que desenvolves diversos projectos. Tenciona atingir que patamar com os mesmos?

Wipax MustanGG

Ambiciono atingir múltiplos patamares com os meus projectos. Que são:

Trazer uma consciência artística nos seios dos bailarinos, para que seja independente e possa ocupar um lugar de respeito na sociedade como um profissional qualquer.

Tornar Angola uma potência a nível de África, dentro das danças urbanas e pelo mundo a fora. Temos potencial, só nos falta foco, direcção e sacrifício.

 Fazer com o meu Projecto #DMB o maior festival internacional de dança em Angola/África.

Criar um centro de investigação e criação de conteúdos relacionados às danças de Angola. Para a então conceitualização das danças feitas em Angola.

E por último me tornar um dos melhores do mundo na dança popping.

Os outros projectos são segredo. (aqui gostam roubar  Risos). Brevemente sai.

Quais seus reais objectivos como bailarino em Angola?

Wipax MustanGG

O real objectivo acabei dizendo na pergunta passada. Lutar para que os profissionais de dança sejam reconhecidos como  outros profissionais quaisquer.

Gostaríamos  que deixasses umas dica ou conselhos, para os artistas ligados a dança aqui da banda.

Wipax MustanGG

Epha manos, Estou a ficar careca de dizer...

Mas nunca é de mais, vão a luta, tirem  a preguiça. Vamos ser mais militantes, superarmos a nós mesmo e aos outros. Vamos nos comprometer mais e ambicionar mais. Só com sacrifício se vai longe. A gente pode e consegue ser os melhores e ainda podemos viver disso. Basta agirmos de forma inteligente e deixarmos de ser imediatistas. Talento ou potencial temos muito. Vamos trabalhar ele. O popping está meio morto na banda. Vamos contribuir com as batalhas e os workshops de popping para vermos crescer. Assim como os outros estilos. Muito obrigado.


"Wilson Pax" muito grato pela entrevista concedida. Espero que tenhamos muitas outras e continues a ser o grande "monstro" do Popping em Angola.

Wipax MustanGG

Muito obrigado eu pela entrevista e ao portal. Estarei sempre aqui para isso é um prazer.

Muito obrigado mesmo. Estamos juntos. ( Risos)



Comentários

Postagens mais visitadas