CINEMA - ANGOLANO VENCE NA7 ° EDIÇÃO DO FESTIVAL "O CUBO"

 

ANGOLANO NGOUABI SILVA PARTICIPOU NA 7° EDICÃO DO FESTIVAL  O CUBO  COM  O FILME "A TESTEMUNHA" E  VOLTA COM PRÊMIO.

O Cubo é único festival de cinema independente em língua portuguesa integrante da rede mundial de festivais que fomentam o uso audiovisual das licenças Creative Commons, que permitem a distribuição gratuita de obras protegidas por direitos autorais.

Homenagem na 7a Edição do Festival

Além da Mostra Competitiva, grandes nomes do cinema independente foram homenageados em uma sessão especial. A atriz e cantora Zezé Motta e o artista multifacetado Bayard Tonelli (do lendário grupo Dzi Croquettes) estrelaram documentários produzidos especificamente para a 7a edição do festival – O primeiro, com pesquisa e direção de Lise B. e Raquel Lázaro; O segundo, com pesquisa e direção de Fabiano Cafure.
A comemoração dos 45 anos da independência de Angola foi o tema de outro documentário inédito. A obra tem pesquisa e produção de Rui Garção, direção de Francisco Keth e supervisão de Óscar Gil.

Falamos com o angolano, que concorreu com 2 filmes e venceu numa das  categoria com um dos seus filmes.

Ngouabi Mariano Alexandre da Silva, angolano residente no Cazenga.   É Director Geral da CRIAÇÕES IMEDIATAS, exercendo também a função de guionista e realizador nos principais projectos da produtora.

Quantos filmes já lançou no mercado?

Ngouabi Silva
Tenho dois longa metragem que são: O calvário de Joceline e Chaduka

E 3 curtas metragens: O PLANO DO REI, A TESTEMUNHA e MENSAGEM NA GARRAFA.  Este último estreia em Janeiro

Chegou de participar no concurso com dois filmes, qual deles chegou de ser  o premiado ?

Ngouabi Silva
O filme premiado é uma curta metragem entitulado "A testemunha"



Pode nos dizer em que ano foi realizado o filme e em qual categoria venceu?!

Ngouabi Silva
A TESTEMUNHA, foi produzido neste ano de 2020, foi o que teve UMA categoria vencedora no festival "O Cubo", onde a actriz angolana "ISALINA GONÇALVES " arrebatou o prémio de melhora ACTRIZ, superando outras actrizes da lusofonia.

Uao, estamos de parabéns, é um prêmio para todos. A 7a Edição do Festival Cubo, já está marcado no tempo com o prêmio da nossa Actriz.
Tem noção de mais ou menos de quantos concorrentes enfrentaram?

Ngouabi Silva
Não tenho uma noção clara de quantos outros artista disputaram mas sei que o festival teve participação de vários países incluindo Portugal e Brasil


Acabou de ser um dos vencedores do 7a Festival internacional O Cubo, de cinema Independente em Língua Portuguesa.
Como se sente com esse grande prêmio?

Ngouabi Silva
Foi um grande motivo de orgulho para toda equipa,  ter o nosso filme como vencedor num festival de tamanha importância, isso prova definitivamente que estamos sim senhor no bom caminho e esperamos que os nossos colegas de arte se sintam representados e que também ganhem novas forças para continuar a trabalhar de modos a contribuirmos todos para uma Angola cinematográfica, mais rica e a caminho de personalidade própria

Como ficaram a saber do Festival?

Ngouabi Silva
Foi a APROCIMA quem nos endereçou o convite para que participássemos no festival e à Associação endereçamos o nosso agradecimento

É para ter sim orgulho, tal como eu sinto agora, estou orgulhoso com o prêmio arrecadado e com certeza os irmãos angolanos vão trabalhar de modo a contribuir para uma Angola cinematográfica melhor.

Qual o conselho que deixa para todos os fazedores  desta arte em Angola?

Ngouabi Silva
O meu conselho para os fazedores da sétima arte em Angola é que não se acomodem e procurem sempre ir atrás dos sonhos com ou sem grandes apoios e que procurem capacitar-se cada vez mais porque o mundo da sétima arte é extremamente dinâmico e o conhecimento é a base para uma obra competente no entretenimento
.
Desejamos sucessos sucessivos e que mais trabalhos sejam premiados.
.

Comentários

Postagens mais visitadas